A Proposta Educacional da Educação Infantil é sempre pautada pelo respeito à criança. Ela é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, criativo, crítico e descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu ambiente e modificando-o. A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca de experiências- uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e capacidades, favorecendo seu desenvolvimento em todos os aspectos. Com o intuito de favorecer a formação da criança, o currículo da Educação Infantil e do 1º. Ano do Ensino Fundamental está estruturado nas seguintes áreas de atividades:
As Artes Visuais como linguagem, permitem que a criança expresse, comunique e atribua sentido a suas sensações, seus sentimentos, seus pensamentos e à sua realidade, por meio da organização de linhas, formas, volumes, espaço e cor, através do desenho, da pintura, da escultura, da gravura, do alinhavo e da dramatização de uma situação, mostrando-nos como ela vê o mundo a sua volta.
Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil, a música deve ser tratada como linguagem. Seu conhecimento e sua prática constroem-se através das oportunidades que damos as crianças para brincarem com os materiais e instrumentos que se pode fazer som musical. Deve-se considerar que, como expressão, contribui para o desenvolvimento das outras formas de expressão, do equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento, favorecendo a integração social.
A Educação Infantil do Colégio Objetivo oferece espaços físicos projetados para atender plenamente aos interesses de seus alunos. Educadores capacitados são devidamente orientados a promover o desenvolvimento integral das crianças, utilizando um material didático avançado. Nosso compromisso é possibilitar meios, materiais, oportunidades e condições para que o processo ensino-aprendizagem aconteça de maneira tranquila, prazerosa e eficaz.
Em todos os dias da primeira semana de aula, espera-se a criança com atividades diferentes, proporcionando-lhe, assim, uma recepção festiva e um entretenimento agradável.
Com o apoio de todos os educadores e equipe, a Educação Infantil promove atividades sociais dinâmicas, com a participação dos alunos. Nessas atividades, estão incluídas festas, aniversários, passeios e outros eventos, sempre apoiados em reflexão pedagógica.
Por meio do computador, o aluno entra em contato com programas complementares ao trabalho desenvolvido em sala de aula, nas diferentes disciplinas.
O inglês para as crianças é dinâmico, alegre e vivo. Desperta o gosto e o interesse dos pequenos pelo idioma. Aos poucos, a criança se familiariza e assimila os elementos da nova linguagem, seguindo o mesmo processo de aprendizagem da língua materna. Primeiramente, tem contato com as palavras de forma passiva, ou seja, escutando e procurando associar o significado delas. O segundo passo é falar, depois ler e, por último, escrever.
Considerando-se a necessidade e a importância de um contato maior com natureza,são realizados passeios a áreas verdes. Tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, a escolha do local é determinada pelo objetivo pedagógico e leva em conta a segurança do lugar.
Durante o ano letivo, algumas datas são reservadas para espetáculos teatrais. As crianças assistem às apresentações na escola ou vão ao teatro. As peças são escolhidas criteriosamente, em consonância com o trabalho pedagógico e a faixa estaria das crianças.
Horários de aulas, provas e simulados.
Informações disponíveis na área do aluno!